MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL


Proudhon, em Filosofia da Miséria, diz que "todas as utopias sociais, políticas e religiosas" são "o maior obstáculo para o progresso do progresso de hoje” Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. As utopias eruditas de Platão e Fenelon eram ridículas porque eram impraticáveis.

PORQUE

II. O que era compatível com a prática era bom na política e na moralidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Considerando os dados históricos relativos ao período de expansionismo marítimo e estabelecimento de possessões ultramarinas, assinale a alternativa correta quanto ao Tratado de Tordesilhas:


O Papa Alexandre VI recusou a posição de árbitro internacional e se opôs, sistematicamente, à ideia de um tratado regulador das relações Portugal/Espanha.

 


O catolicismo não abriu mão das possibilidades territoriais garantidas pelo tratado de Tordesilhas e uteis ao propósito de catequisar os negros africanos em suas Missões.


Os tratados firmados perante o Papa Alexandre VI previam expansão do catolicismo, corroborando o aumento do islamismo no mundo oriental, africano e parte da Europa.


As igrejas protestantes se mobilizaram no sentido de expandir o novo entendimento quanto à cristandade por terras americanas e recorrendo à expansão possibilitada pelo Tratado de Tordesilhas.


Portugal não tinha o menor interesse em um tratado que demarcasse fronteiras e áreas de expansão porque tinha planos de encerrar seu projeto expansionista fracassado.

No que tange ao comércio internacional e economia mundial no período Expansionista, é possível avaliar as afirmações a seguir como corretas ou erradas.

I. O contrabando de mercadorias como tabaco, café, arroz, enriqueceu o Banco da Inglaterra que revertia isso para o comércio com a China.

II. Os metais da América auxiliavam na construção do imenso complexo comercial que se formaria em uma “economia-mundo”

III. A Companhia das Índias Orientais (East Índia Co.) intensificaria, ainda na década de 40 do século XVIII o comércio com suas possessões na Ásia.

IV. O símbolo de riqueza para a Europa muda do Atlântico para o Índico.

 

É correto apenas o que se afirma em:


III e IV


I, II e III

 


I e III


II e IV


I, II, III e IV

Após refletir sobre a relação entre desenvolvimento produtivo e sustentabilidade ambiental, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) Entusiasmo cercado de perigos, em um momento anterior, quando o mundo, sobretudo a Europa, havia sido cego para os riscos e efeitos colaterais da civilização da maquinofatura sobre meio ambiente.

(  ) Sempre foi uma preocupação do empresariado europeu do séc. XIX instalar um sistema produtivo que não agredisse o meio ambiente e que mantivesse uma diretriz de produção comprometida com a salubridade e a sustentabilidade.

(  ) A ebulição econômica que caracterizou o surgimento da chamada sociedade de consumo, alterou a capacidade coletiva de perceber e compreender, lucidamente, a crise ambiental que se instalara.

( ) Nos grandes centros urbanos (Londres era, sem dúvida, o maior deles), o ser humano passou a ser a primeira espécie a ser ameaçada. O que afetava o meio ambiente, inevitavelmente, prejudicava vida humana ao redor das fábricas.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; V; V; V.


F; F; F; F.


V; F; V; V.


V; V; F; V..


V; V; F; F.

Após refletir sobre as teorias políticas de Razão de Estado e sua convergência para o Mercantilismo, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

 

 (  ) Para superar as forças centrífugas, é necessário subordinar, até mesmo, a vida econômica. Pensava-se, portanto, em termos de utilidade social e prosperava a ideia de uma conversão de vícios privados nas virtudes públicas através da ação autoritária do Estado.

 (  ) Porque não somos perfeitos e vivemos com pessoas imperfeitas; e o mundo moderno como o lugar onde todos tem suas vistas voltadas para o lucro, surge o imperativo de um Estado regulador, que garanta o bem comum. 

(  ) Para novos males, novos remédios. O marinheiro nem sempre governa a vela da mesma maneira para ganhar um outro porto. As considerações do governo mudam, assim como os conselhos [...] conforme a necessidade, portanto.

(  ) Exige-se a mediação de um soberano que, como um bom comerciante, deve maximizar seu ganho, sendo necessário que o "policiamento estatal" garanta a ordem, assegurando o preço certo, a qualidade dos bens e o pagamento de impostos para que se garanta o bem-estar social.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


V; V; V; V.


V; F; V; F.


V; V; F; V.


F; F; F; F.


V; V; F; F.

Após refletir sobre várias reviravoltas no mundo do pensamento que foram verificadas no século XVII, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) As autoridades do passado foram desafiadas, assim como as tradições mais consolidadas. Nesse contexto, as crenças e superstições religiosas assumiram uma nova dimensão.

(  ) os dogmas da fé não pareciam mais intervir no contexto do desenvolvimento do pensamento e, sobretudo, do comportamento. Esta revolução foi fruto de um processo lento e prolongado que começou no final da Idade Média, acelerando e se intensificando gradativamente.

(  ) Nicolau Copérnico (1473-1543), Johannes Kepler (1571-1630), Isaac Newton (1642-1723), Galileu (1564-1642) e todos os cientistas modernos procuram entender o universo com um propósito muito específico. Era uma questão de tornar-se, segundo a expressão de Descartes, mestre e possuidor da natureza pelo uso da razão, a fim de melhorar a vida individual de cada ser humano.

(  ) Os pioneiros pensadores da modernidade queriam libertar o humano de seus sofrimentos e daquilo que os afastavam uns dos outros. O desenvolvimento das forças produtivas foi, assim, influenciado em vista da dominação dos fenômenos naturais pela ciência e pela tecnologia.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; F; V; F.


F; F; F; F.


V; V; F; F.


V; V; V; V.


V; V; F; F.

Após refletir sobre o projeto moderno, desejo de libertação das tradições medievalistas, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) Racionalismo: Trabalho de observação metódica para entender e dominar a natureza. Deve-se trabalhar com rigor, procedendo a validação de teorias e hipóteses por um trabalho meticuloso de experimentação. Surge o ideal comum (quase um dogma) de que a Ciência é infalível.

(  ) Antropocentrismo: Se o homem é o senhor da razão, então, ele pode muito. O uso da razão confere ao indivíduo moderno uma confiança inabalável nas possibilidades humanas e um entusiasmo constante com as próprias conquistas.

(  ) Humanismo: Ao Homem cabe o comprometimento com o próprio Homem. A vida humana, a felicidade humana, o conforto físico, psíquico e social do ser humano deve ser uma prioridade.

(  ) Individualismo e/ou Personalismo: a identidade do sujeito, suas qualidades, traços psicológicos, talentos individuais passam a ser instrumento de projeção social. Também sua vida privada, sua privacidade, passa a ter uma importância maior. O paradoxo é: Ser notado e conhecido X Ter a privacidade e a intimidade preservadas.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; F; V; F.


V; V; F; F.


V; V; F; V.


V; V; V; V.


F; F; F; F.

Assinale a alternativa correta quanto às afirmativas relativas à Formação dos Estados Nacionais:

 


Foi a ascensão da burguesia ao poder o que possibilitou a centralização da autoridade política em torno dos grandes artesãos e comerciantes.


A Formação dos Estados nacionais europeus, implicou na formulação de doutrinas liberais que limitavam o poder do rei.


Ao Clero sempre interessou a centralização política nas mãos da burguesia, visto que a nobreza não atendia mais aos ditames da Igreja.


A Formação dos Estados Modernos na Europa criou condições para que se efetivasse seu processo de Renascimento Urbano.


Com a organização dos Estados nacionais, a burguesia europeia passou a ansiar por uma participação política que só chegou com, de fato, com a Revolução francesa.  

No que tange à repercussão sociopolítica do movimento de 1848 e seus antecedentes históricos, assinale a alternativa correta:


O discurso totalitário do Antigo regime, certamente, foi a fonte de inspiração para o movimento que, embora popular, tenha pretensões monárquicas.

 


Em 1848 as sociedades europeias são atravessadas por graves demandas políticas: a burguesia se alia ao Clero para exigir mais participação.


A Áustria, onde todo o processo se iniciou, foi o berço do movimento revolucionário de 1848.


Expressa também as demandas das populações urbanas pela liberdade de imprensa e o estabelecimento de Constituições democráticas.


A colaboração das antigas famílias de nobres franceses muito favoreceu a luta dos operários e camponeses.

Páginas: 123456